Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cana

Cachaça do Rio de Janeiro está entre as mais premiadas do Brasil

O Estado tem programa de incentivo para a produção e é o segundo colocado em faturamento com exportação da bebida típica brasileira

Premiada nacional e internacionalmente, a cachaça do Rio de Janeiro é considerada um dos melhores destilados do mundo. Isso porque o setor recebe recursos e programas para incentivar a produção do destilado.

A Secretaria do Estado da Agricultura disponibiliza recursos do Agrofundo, linha de créditos e juros baixos. Além do Programa Prosperar, que destinou mais de R$ 1 milhão para agroindústrias produtoras de cachaça e outros derivados de cana-de-açúcar. A Emater-Rio, empresa vinculada à Secretaria, também oferece assistência técnica que leva tecnologia e conhecimento para os produtores rurais do estado.

“As cachaças produzidas no nosso estado têm uma qualidade impressionante e os produtores podem contar com nosso apoio permanente. Estamos nos consolidando como território da cachaça de qualidade e recebendo investimentos das indústrias, premiações internacionais e resultados positivos em exportação”, disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

O médico veterinário da Emater-Rio, Eulógio Caldas, que trabalha há 15 anos no Programa Prosperar, explica que o mais importante é garantir a modernização da produção, agregando valor à produção e consequentemente gerando mais empregos na zona rural.

“Na Emater-Rio a gente usa o financiamento como uma ferramenta, pois o nosso objetivo é levar a tecnologia ao campo, levar conhecimento para o produtor rural. No caso das agroindústrias de cachaça dois fatos foram fundamentais. Primeiro, nós ajudamos a mudar o processo de produção, aperfeiçoando e levando mais tecnologia e qualidade para o produto. Também trabalhamos com a diversificação. Hoje, das 64 agroindústrias que nós acompanhamos, pelo menos 25 fabricam cachaça, açúcar mascavo, melado e rapadura. Valorizando a agroindústria, fixando o homem no campo e gerando mais empregos diretos e indiretos”, diz.

“O diferencial das Cachaças do Rio é a qualidade elevada, com seus produtos sensorialmente elegantes, saborosos e de excelente estrutura, reconhecidamente nos padrões internacionais. Além de possuir destacadas premiações nacionais e internacionais, o que coloca as Cachaças do Rio no topo dos melhores destilados do mundo. E, tudo isso reverte em resultado favorável como, por exemplo, em exportação, com o Rio de Janeiro ocupando o segundo lugar em valores monetários em exportação de Cachaça na última década” destaca Kátia Alves Espírito Santo, produtora da Cachaça da Quinta e vice-presidente Associação de Produtores Apacerj-Cachaças do Rio.

Sair da versão mobile