O diretor Comercial da Biosev, Enrico Biancheri, afirmou nesta terça-feira, dia 20, que a oferta de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil será menor na safra 2017/2018 em virtude do envelhecimento das lavouras e do plantio de cana de 18 meses, que só estará disponível para colheita em 2018. “Esses dois efeitos serão muito mais pronunciados no próximo ano”, destacou ele, durante reunião com analistas e investidores em São Paulo.
“O índice de renovação dos canaviais do setor como um todo vem se reduzindo nos últimos anos, muito por conta do ciclo de baixa (dos preços do açúcar) e do elevado endividamento. Em relação à cana de 18 meses, haverá uma recuperação no plantio porque as usinas estão com margens melhores e mais capitalizadas”, explicou Biancheri.
O diretor também comentou que, dada a nova política de preços da Petrobras, a tendência é de alta para as cotações do etanol no próximo ano, seguindo as da gasolina. “E isso implica em perda de produção de açúcar. Na nossa visão, o mundo não pode se dar a esse luxo porque os estoques estão muito apertados”, afirmou, lembrando que a relação entre estoques e consumo já está abaixo de 40%.