Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cana transgênica resistente à broca chega em 2017

Variedade será produzida por laboratório de biotecnologia recém-inaugurado em São Paulo, que também promete o lançamento de “sementes artificias” de cana-de-açúcar

Fonte: Embrapa

O laboratório do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) inaugurado nesta quarta, dia 14, em Piracicaba (SP), deve lançar em 2017 a primeira cana transgênica, uma variedade Bt com resistência à broca. A presidente Dilma Rousseff esteve presente na inauguração do laboratório, no qual foram investidos R$ 40 milhões em equipamentos e infraestrutura.

– O CTC está focado no lançamento de variedades resistentes à broca, inseto que infesta praticamente toda a lavoura de cana do Brasil, gerando perdas estimadas de R$ 4 bilhões por ano. No final de 2016, entregaremos à CTNBio o dossiê final para a liberação da comercialização da primeira variedade resistente –, afirma o presidente da empresa Gustavo Leite. 
 
Os produtores devem ter acesso à cana-de-açúcar transgênica, com tecnlogia Bt, em 2017. O laboratório também pesquisa protótipos das primeiras “sementes artificiais” de cana do mundo, que devem chegar ao mercado até 2019. 

– A semente artificial no campo facilitará primeiramente a logística. Nós vamos plantar a estimativa de 300 kg de sementes artificiais por hectare, que é diferente do sistema atual, que gira em torno de vinte toneladas. Utilizaremos 80% menos máquinas, que são pesadas. Além disso, o material é sadio, sem doenças ou pragas, e isso vai refletir em maior produtividade no campo –, disse a pesquisadora do CTC Daniela Melotto Passarin.

Efeito estufa

Durante o evento de inauguração, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância do setor sucroenergético para que o país atinja metas de redução de gases causadores do efeito estufa.

– Acredito que nós podemos chamar o etanol de nossa energia verde e amarela. Aqui nós temos de fato uma energia em que o Brasil se distingue e sempre esteva na liderança. Tenho certeza que, com mais este passo, a inauguração do laboratório de biotecnologia, sempre estará na liderança –, afirmou.

Sair da versão mobile