Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cogeração de eletricidade via biomassa atinge 10 mil MW

Segundo Unica, potência alcançada representa uma marca históricaA cogeração de energia elétrica via biomassa de cana, como bagaço e palha, atingiu nessa segunda, dia 25, 10 mil MW em potência efetivamente fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).  A entidade aponta a potência alcançada como uma marca histórica para a biomassa.

Fonte: Embrapa

Conforme a Unica, essa fonte responde por 7% da matriz energética do Brasil, atrás apenas da hídrica e do gás natural. Em comunicado, o gerente em Bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, diz que o volume de exportação de bioeletricidade para o sistema elétrico brasileiro em 2014, sem considerar a energia elétrica gerada para o autoconsumo das usinas, evitou a emissão de mais de oito milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A Unica pondera, contudo, que a expansão da bioeletricidade da cana ainda é um ponto de atenção para o setor sucroenergético. Citando a Aneel, diz que as unidades produtoras instalaram em 2010 1,750 mil MW, o equivalente a 12,5% de uma Usina de Itaipu.

Para 2015, a previsão é que a biomassa seja responsável pelo acréscimo de apenas 633 MW, ou seja, 36% do que foi instalado em 2010, mostrando que a expansão da fonte perdeu força no período.

Sair da versão mobile