Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo pede mais tempo para esclarecer imposto de importação de etanol

Preços dos etanóis anidro e hidratado registraram alta na última semana frente à anterior

Fonte: Canal Rural

A decisão a respeito da cobrança de imposto sobre a importação de etanol ainda não foi tomada porque o Ministério do Planejamento pediu prazo para esclarecer algumas dúvidas sobre o projeto, disse nesta segunda, dia 31, o deputado federal Alexandre Blady, de Podemos (GO). O parlamentar não disse quais pontos suscitaram questionamentos. 

O conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirou no dia 25 o assunto de pauta para discussão. Um manifesto divulgado por 21 entidades da indústria de etanol e de cana-de-açúcar defende que o governo federal fixe em 17% o imposto de importação do biocombustível, hoje zerado. A medida visa a proteger o setor produtivo nacional e fazer frente à escalada de importação do combustível dos Estados Unidos. 

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram forte alta na última semana frente à anterior, devido à demanda elevada. As valorizações são as maiores registradas nesta temporada 2017/18. 

O Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 1,3632/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) entre 24 e 28 de julho, elevação de 4,7% frente à semana anterior. Quanto ao anidro, a média foi de R$ 1,5133/litro (sem PIS/Cofins), significativa alta de 7,12% no mesmo comparativo. 

Conforme pesquisadores do instituto, a firme demanda das distribuidoras por etanol aumentou expressivamente os volumes negociados no mercado paulista. Esses agentes vinham comprando quantidades bastante pontuais, mesmo com a paridade favorável ao biocombustível em São Paulo. 

Nesse cenário, usinas que estavam ausentes do mercado spot mostraram interesse em participar das vendas e conseguiram preços maiores.

Sair da versão mobile