Um incêndio que atingiu um tanque com 5 milhões de litros de etanol em uma usina de cana-de-açúcar em Paraíso, no interior de São Paulo, foi extinto na manhã desta terça-feira pelo Corpo de Bombeiros após mais de 24 horas de combate. Pelo menos 50 bombeiros de unidades da região e da capital controlaram as chamas para evitar que outros tanques fossem atingidos.
O fogo foi extinto por volta das 10h30 e, de acordo com avaliação da Companhia Ambiental do Estado De São Paulo (Cetesb), toda água utilizada no combate ao incêndio, misturada com vinhaça, ficou contida nas bacias de contenção, não atingindo nenhum corpo d’água. Todo esse material do recaldo será recolhido com caminhões-bomba e reutilizado na irrigação da área de plantio de cana-de-açúcar da própria usina. Quanto aos resíduos da queima do álcool combustível, as correntes de vento levaram em direção contrária à área urbana, não causando incômodo à população.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Assim que o fogo começou, o tanque explodiu e as chamas se elevaram a mais de 20 metros. Ninguém ficou ferido.
A rodovia vicinal Antonio Celidônio Ruette, que passa ao lado da área com os tanques, teve o trânsito interditado. Segundo a Cetesb, a usina Ruette Agroindustrial Ltda. está com as licenças de operação em dia.
Grande inêndio em indústria de álcool pic.twitter.com/G8jnojF9Ra
— 193-Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) September 12, 2016