Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

El Niño pode prejudicar safra de cana

Concorrentes brasileiros também devem ser prejudicados, diz INTL FCStoneO El Niño deve trazer impactos negativos sobre a produção de cana de açúcar do Brasil, assim como na safra dos principais concorrentes nacionais – China, Índia e Tailândia –, possibilitando um aumento de preços no mercado internacional. A análise é da consultoria INTL FCStone. 

Fonte: Divulgação/Embrapa

O fenômeno climático – aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial – deve ter impacto sobre as duas safras do país. No Centro-Sul, a possibilidade mais chuvas no inverno pode dificultar a colheita de cana, enquanto no Nordeste, a possibilidade de seca durante a entressafra prejudicaria o desenvolvimento da planta, diminuindo a produtividade.

• Veja também: Saiba os efeitos do El Niño no clima brasileiro

Apesar disso, a INTL FCStone acredita que as características do setor sucroenergético brasileiro podem “suavizar” os efeitos do El Niño.

– Com isso, seria necessário um volume muito grande de chuvas durante a temporada mais seca do ano para prejudicar significativamente a produção de açúcar – diz a consultoria.

Em relação aos concorrentes brasileiros, a INTL FCStone afirma que o El Niño terá impacto médio absoluto na produção.

• Veja também: OIA estima excesso de produção de açucar na safra 2014/2015

Na Índia, ele deve diminuir o volume de chuva durante a época de monções, quando ocorre o desenvolvimento da cana, prejudicando a produtividade. No sudeste asiático, a Tailândia também deve sofrer com baixos níveis de chuvas durante a entressafra, mas deve ser capaz de manter um nivele levado de moagem. 

Sair da versão mobile