Apesar da queda, a valorização do açúcar no mercado internacional na semana passada animou os produtores, em linha com as expectativas de que o excedente global se reduzirá ao longo do ano.
– Mesmo com o real se valorizando no período, as negociações spot para exportação do açúcar cristal Icumsa até 150 para embarque janeiro e fevereiro estiveram mais aquecidas, tanto usinas quanto importadores estiveram interessados em negociar – diz o Cepea.
Etanol
No caso do etanol, o mercado paulista esteve movimentado na semana passada, com as distribuidoras comprando um volume expressivo do produto, especialmente o hidratado, para repor estoques.
O Cepea constatou, porém, que os preços ficaram praticamente estáveis no atacado em virtude da tentativa sem sucesso das usinas ofertarem etanol a valores altos nessa entressafra.
Entre 5 e 9 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado teve média de R$ 1,2825 por litro (sem impostos), leve aumento de 0,2% sobre a semana anterior. Para o anidro, houve variação negativa de 0,8% em igual comparativo, com o índice a R$ 1,4246 por litro (PIS/Cofins zerados).