Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços altos levam produtores brasileiros a recomprar açúcar que seria exportado

Fortes chuvas em áreas de cultivo de cana no Centro-Sul desaceleraram a moagem e diminuíram a disponibilidade doméstica

Uma oferta mais apertada de açúcar branco e etanol no Brasil levou produtores do país a comprar de volta açúcar bruto que foi vendido a tradings para exportação. A demanda em alta por açúcar branco de baixa qualidade 150-ICUMSA e por etanol anidro no Brasil, incentivaram as recompras pelos produtores, ou “washouts” como são chamadas essas negociações pelos operadores.

“Eu ouvi falar desses negócios, realizados por alguns grupos de açúcar na região Centro-Sul nas últimas semanas”, disse João Paulo Botelho, analista de açúcar e etanol da INTL FCStone, em Campinas.

A Esalq, da Universidade de São Paulo, disse no relatório semanal, que os preços domésticos do açúcar na semana passada estavam 15% maiores que para exportações. Um indicador semanal para o açúcar cristal teve média de R$ 77,86 por saca de 50 kg, ante um equivalente de R$ 67,25 por saca do contrato futuro para março da bolsa ICE, de Nova York.

As fortes chuvas em áreas de cultivo de cana no Centro-Sul desaceleraram a moagem e diminuíram a disponibilidade doméstica, reduzindo o conteúdo de açúcar na cana e aumentando os incentivos para a produção de etanol.

“As recompras de produtores são simples confirmações de que o suprimento de açúcar e etanol está apertado no período de preparação da entressafra no Centro-Sul do Brasil”, disse o consultor da Agrilion Michael Liddiard. “O mercado de exportações ainda está forte, mas há um limite para o que pode ser produzido.”

Os últimos negócios físicos de açúcar bruto do Centro-Sul do Brasil para entrega imediata tiveram desconto de cerca de 63 pontos ante o primeiro contrato da bolsa ICE, comparado com um desconto de 70 pontos em meados de outubro. O primeiro contrato do açúcar bruto na bolsa ICE foi negociado a 14,85 centavos de dólar por libra-peso nesta segunda, dia 30.

Um analista disse que o açúcar cristal, normalmente o açúcar branco 150-ICUMA –grãos grandes, com mais cor que o açúcar refinado 45-ICUMSA– foi o mais lucrativo no mercado doméstico, com preço equivalente a mais de 17 centavos de dólar por libra-peso.

Para produtores que não podem fabricar o açúcar cristal, o etanol anidro da cana estava pagando um pequeno prêmio sobre o açúcar de alta qualidade para exportação. O analista disse que o etanol anidro é negociado ao equivalente a 14,8 centavos de dólar por libra-peso.

Sair da versão mobile