O etanol hidratado continuou a desvalorizar na semana passada no mercado paulista, afetado pelo avanço da moagem em São Paulo e, principalmente, pela entrada do produto de outros estados, com destaque para o Mato Grosso do Sul. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Entre 20 e 24 de julho, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado no estado foi de R$ 1,1926 o litro (sem impostos), baixa de 1,6% em relação à semana anterior.
Do lado da demanda, as distribuidoras postergaram suas compras, esperando que as cotações recuem ainda mais.
Açúcar
Assim como o etanol hidratado, os preços do açúcar cristal se enfraqueceram no mercado, apenas da menor oferta na atual safra.
Ontem, dia 27, o Indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal cor Icumsa entre 130 e 180, referente ao mercado paulista, fechou a R$ 47,49 a saca de 50 quilos, queda de 2,2% em relação à segunda anterior.
Segundo o Cepea, as usinas cederam nos valores pedidos, na tentativa de estimular a demanda, que está retraída diante das baixas vendas aos consumidores finais. A queda nos preços internacionais também influenciou os recuos domésticos.