A partir de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS) disponibilizará mais um programa educacional para apoiar jovens e adolescentes na formação profissional. Trata-se do Seja – Senar Jovem Aprendiz, projeto que oportuniza a qualificação profissional e desenvolve competências e habilidades para o trabalho oferecido por empresas do setor rural.
Com carga horária de 960 horas, o programa é dividido em aulas teóricas e práticas e tem como público alvo, jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou concluído o ensino fundamental ou médio. A iniciativa surgiu a partir da demanda de empresas do setor sucroalcooleiro no estado que necessitam ampliar o quadro de colaboradores, porém, selecionam os que possuem qualificações específicas para o trabalho realizado cotidianamente.
De acordo com a pedagoga e coordenadora do Senar Jovem Aprendiz, Elizete Nunes Ramos, o projeto teve início após reunião realizada em março deste ano com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e das empresas solicitantes.
– Nos comprometemos a formatar o programa e preparar nossos instrutores para ministrar a formação. A primeira qualificação será “Aprendizagem em Mecânica e Manutenção de Tratores”, por ser uma das ocupações mais solicitadas entre os demandantes – detalha.
As empresas interessadas em participar do programa devem enviar um ofício para o Senar/MS, em Campo Grande, detalhando a qualificação desejada e o número de vagas oferecidas.
– Neste primeiro momento vamos atender a solicitação de duas empresas sucroalcooleiras, mas, contamos com mais 22 capacitações que poderão ser implantadas a partir da necessidade dos solicitantes – argumenta.
A qualificação de Aprendizagem em Mecânica e Manutenção de Tratores é focada no controle e processos industriais e oferecerá ao participante uma formação inicial que permitirá atuar na manutenção preventiva e corretiva de tratores e sistemas agrícolas mecanizados.
O Senar-MS acompanhará a evolução do jovem aprendiz no ambiente de trabalho, para comprovar a frequência escolar e as condições de aprendizagem. Enquanto isso, as empresas serão responsáveis por orientar os aprendizes durante o programa, monitorando as atividades relacionadas à prática profissional desenvolvida na sede da empresa.
O programa é direcionado para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos e que estejam devidamente matriculados na escola
Mais informações podem ser obtidas no site da Famasul: www.famasul.com.br