Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DE OLHO NA SAFRA

Safra de cana começa com maior produtividade, mas déficit hídrico preocupa

De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira, média da rendimento em abril foi de 85,6 t/ha, alta de 2% ante a temporada anterior

colheita de cana-de-açúcar
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

A temporada 2024/25 de cana-de-açúcar no Centro-Sul começou com aumento de 2% da produtividade, de acordo com o Boletim “De Olho na Safra”, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). A média da produtividade em abril foi de 85,6 toneladas por hectare, alta de 2% ante a temporada anterior, quando foi de 84,3 t/ha.

Segundo o CTC, o aumento da produtividade refletiu o inverno mais chuvoso do ano-safra anterior, o que beneficiou os canaviais precoces da safra 2024/25.

Além disso, a cana bisada (cana que sobrou de uma safra para a outra, sem ser colhida) representou 16% da colheita em abril, acima da média de 5% do indicador.

O CTC pondera que a safra começou com um “cenário climático desafiador”, com déficit hídrico acentuado nas lavouras em abril, em virtude do menor regime e das irregularidades nas chuvas.

Porém, com o clima mais seco, o açúcar total recuperável (ATR) teve média de 115,9 quilos por tonelada em abril, alta de 2kg ante igual mês de 2023.

Sair da versão mobile