Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Tereza Cristina conversa com EUA sobre tarifa para importação de etanol

No sábado, 31, vencerá o prazo de dois anos da tarifa de 20% imposta pelo Brasil para compras deste combustível dos Estados Unidos

bomba de combustível etanol
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, está em conversa com o secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Sonny Perdue, sobre a tarifa imposta pelo Brasil sobre o etanol norte-americano.

No próximo sábado expira o prazo de dois anos da tarifa de 20% aplicada pelo Brasil sobre o biocombustível adquirido no exterior para um volume acima de uma cota trimestral de 150 milhões de litros.

Como essa cota é sempre superada e praticamente todo etanol importado vem dos Estados Unidos, os norte-americanos pedem o fim da taxação, pois praticam tarifa zero quando compram o mesmo combustível exportado pelo Brasil. O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que o tema foi tratado em uma reunião na noite de terça-feira no Ministério da Agricultura, em Brasília.

Participaram do encontro representantes da Pasta e dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores. Tereza Cristina deve propor a Perdue que os Estados Unidos deixem de taxar o açúcar brasileiro, produto, como o etanol, feito a partir da cana-de-açúcar. Em troca, o Brasil pode pelo menos aumentar a cota de álcool sem a tarifa de 20%.

Tereza Cristina: Vamos produzir usando cada vez menos área

 

Sair da versão mobile