ECONOMIA

Unica lança campanha para incentivar o uso de etanol

A iniciativa, que conta com o bordão “Vai de Etanol”, será veiculada em rádio e TV, além de usar influenciadores nas redes sociais

etanol
Foto: Divulgação/UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) lança nesta terça-feira (18) uma campanha para incentivar o uso de etanol. A iniciativa, que conta com o bordão “Vai de Etanol”, será veiculada em rádio e TV, além de usar influenciadores nas redes sociais.

Os vídeos e spots da campanha abordam os benefícios do etanol para o meio ambiente, economia e sociedade. O biocombustível é renovável, produzido a partir de fontes sustentáveis e gera menos emissões de gases poluentes do que a gasolina.

“A campanha ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa”, explica Evandro Gussi, presidente da UNICA.

A campanha também busca esclarecer dúvidas e mitos sobre o etanol. Entre as informações equivocadas relacionadas ao biocombustível estão possíveis prejuízos aos motores pelo uso do biocombustível, a necessidade de intercalar os combustíveis ou mesmo esperar que um acabe para poder usar o seguinte, e o funcionamento prejudicado nos períodos de temperaturas mais baixas.

“Pesquisas indicam que ainda existe desconhecimento sobre as vantagens do uso de etanol nos veículos. Além de esclarecer essas dúvidas, os filmes tratam dos benefícios ambientais, sociais e econômicos que o biocombustível tem”, afirma Gussi.

A campanha foi criada e executada pela agência paulista Jotacom. O site da campanha, vaideetanol.com.br, também reúne informações sobre o etanol, incluindo uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol.

“Acreditamos que a campanha terá grande impacto e contribuirá para o aumento do consumo de etanol no Brasil”, afirma Patrícia Audi, diretora-executiva da UNICA.