Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural lança nesta sexta Índice de Confiança do Produtor

Saiba mais nos programas Rural Meio-Dia, Mercado & Companhia e Rural Notícias desta sexta, dia 8A tomada de decisão dos agentes econômicos pauta-se na análise de informações confiáveis da conjuntura atual e das perspectivas dos setores da economia. Um indicador de confiança setorial busca captar as expectativas dos agentes que atuam em setor específico sobre o comportamento da economia em geral e, sobretudo, sobre as expectativas em relação ao desempenho do setor nos próximos meses.

A Uni.Business Estratégia e o Canal Rural estão lançando o Índice de Confiança do Produtor Rural e o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPRural e IPCSoja). O indicador desenvolvido pela Uni.Business é uma ferramenta que possibilita às organizações atuantes nos agronegócios compreender a expectativa do agricultor para os próximos meses.

Metodologia
A confiança do produtor é avaliada por meio de questões que abordam a sua intenção de compra de insumos, equipamentos e implementos agrícolas, sua avaliação sobre o preço do produto cultivado e percepções sobre as condições atuais do seu negócio.

O ICPRural e oICPSoja se desdobram em sub-índices que refletem a expectativa para cada uma dessas questões (insumos, equipamentos, preço e condições atuais). O ICPRural e o ICPSoja são apurados mensalmente pela Uni.Business em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citrus e algodão em 16 estados brasileiros.

A coleta é mensal entre o primeiro e o último dia útil de cada mês. Desde julho o ICPRural e o ICPSoja vinham mostrando sinais da recuperação da confiança dos produtores, o levantamento do mês de setembro confirmou essa tendência. Ambos os índices atingiram o maior patamar registrado desde o início do levantamento.

Confiança do produtor bate recorde em setembro
O ICPRural registrou, em setembro, 102,2 pontos, com aumento de 17% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 87,5 pontos. A ascensão no indicador é resultado do momento de recuperação dos preços dos principais produtos agrícolas que se encontram em níveis superiores aos registrados no início do ano.

Contribuem ainda para o resultado a maior intenção de compra de equipamentos e insumos pelos produtores e também o aumento na avaliação por parte dos produtores rurais de que as condições atuais do seu negócio está melhor nesta safra do que na safra anterior.

O Índice-Preço, que capta a percepção dos produtores sobre os preços atuais, subiu 25% em setembro, em relação ao mês anterior. Entre agosto e setembro houve crescimento de 5% no Índice-Equipamentos, sinalizando um pequeno aumento na disposição dos produtores de adquirir máquinas e implementos para o seu negócio.

Um aumento muito próximo a esse, de 7%, foi registrado pelo Índice-Insumos, sinalizando um pequeno aumento na disposição dos produtores para aquisição de insumos para o próximo cultivo. O Índice-Condições Atuais, por sua vez, registrou um acréscimo bastante significativo de 29% em relação ao mês de agosto.

Produtores de soja também estão mais confiantes
Embora os produtores de soja estejam menos confiantes que os produtores em geral, o ICPSoja registrou em setembro, 95,7 pontos. Um aumento de 32% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 72,5 pontos. A expressiva elevação do indicador reflete a avaliação dos produtores de soja, em função do preço da cultura e também da confiança relativa às condições atuais dos seus negócios.

Entre agosto e setembro, o Índice-Preço, que capta a avaliação dos produtores de soja sobre os preços atuais, subiu 49%. O Índice-Equipamentos, que trata da disposição dos produtores de soja em adquirir novos bens de capital para seu negócio, subiu 4%, em setembro em relação a agosto. Por sua vez, o Índice- Insumos teve uma elevação de 13%, entre agosto e setembro. O Índice-Condições Atuais, registrou um aumento bastante significativo de 69% em relação ao mês anterior.

Abrangência
A Uni.Business Estratégia possui cerca de 6,5 mil produtores cadastrados em 16 Estados para realização do levantamento.

Sair da versão mobile