Canal Rural participa de debate sobre futuro de fazendas históricas

Desde 2008, programa Grandes Fazendas mostra ao Brasil as riquezas arquitetônica, histórica e cultural guardadas nestes patrimôniosEm São Paulo, mais de 800 fazendas históricas sobrevivem atualmente do turismo. São propriedades que já foram de barões na época do ciclo da café e do ouro, e que marcaram a evolução da agricultura e pecuária do Brasil.

A preocupação com o destino destes locais se transformou num projeto de pesquisa de professores da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), e envolve outras oito universidades no Estado. Nesta segunda feira, dia 3, o jornalista e apresentador do programa Grandes Fazendas, Sebastião Garcia, participou em Campinas das discussões sobre o futuro destas propriedades.

O convite foi feito devido à experiência do jornalista à frente de um dos programas de maior audiência no Canal Rural, o Grandes Fazendas, que desde 2008, mostra ao Brasil as riquezas arquitetônica, histórica e cultural guardadas nestes patrimônios.

Os pesquisadores discutem a possibilidade de tornar as fazendas paulistas sustentáveis. Para isso, trabalham em três frentes: o turismo rural, a educação e a disponibilidade de instrumentos para gestão das propriedades. Com o projeto Patrimônio Cultural Rural Paulista, eles pretendem resgatar a identidades das fazendas antigas e disponibilizar recursos para a manutenção destes locais.

O programa Grandes Fazendas vai ao no Canal Rural aos sábados, às 12h.