Canal Rural testa sistema de agendamento do Porto de Santos

Marcelo Lara e Flávio Dias estão percorrendo a rota de Sorriso (MT) até o Porto de Santos na boleia de um caminhão graneleiroA equipe de reportagem do Canal Rural está viajando de Sorriso, no médio norte de Mato Grosso, com destino ao Porto de Santos, em São Paulo. O objetivo é ver como o sistema de agendamento de entrega de cargas no porto está funcionando desde a saída dos caminhões das zonas produtoras.

O repórter Marcelo Lara e o repórter cinematográfico Flávio Dias estão na estrada desde segunda, dia 24, após uma chuva torrencial que estourou uma represa e danificou a estrada no final de semana. Eles vão a bordo de um caminhão que transporta 37 toneladas de soja desde o distrito de Caravaggio, em Sorriso. No volante vai o motorista Fábio Veras que, apesar de jovem – ele tem apenas 30 anos – já carrega na bagagem 10 anos de experiência na estrada.

Em três dias de estrada, a equipe presenciou uma série de acidentes pela esburacada BR-163, a rodovia federal que atravessa as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste e escoa boa parte da produção de soja, milho e algodão até os portos do Sudeste. Veja nesta entrevista ao Bom Dia Campo desta quarta, dia 26, como foram estes primeiros dias de viagem.

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O agendamento

No final do ano passado, o governo federal criou o sistema de agendamento para sincronizar a chegada de navios e de caminhões no Porto de Santos. O objetivo é evitar as já famosas filas nas estradas e engarrafamentos na área urbana da cidade de Santos na época de embarque da safra, que começa em fevereiro e atinge o pico nos meses de março, abril e maio. Santos é o maior porto do país em termos de movimentação de grãos.

O sistema, que entrou em operação no início deste mês, prevê que o caminhão só poderá entrar no Porto de Santos quando a embarcação que receberá a carga já estiver lá. Para isso, foi criado um sistema de agendamento, operado pela Secretaria de Portos. Os caminhões que aguardam a chegada da embarcação podem ficar em pátios na Baixada Santista e no Planalto, em áreas que pertencem à União. Na primeira semana de fevereiro, mais de 40 mil caminhões agendavam a chegada ao Porto de Santos.

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) multou o primeiro terminal portuário por conta de congestionamento na rodovia Cônego Domenico Rangoni provocado por caminhões no aguardo do embarque da carga sem o agendamento obrigatório.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) espera que até 4,5 mil caminhões de grãos sejam agendados por dia. O porto tem capacidade estática de armazenamento de 1 milhão de toneladas de grãos, e consegue embarcar 200 mil toneladas por dia.

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