O repórter Marcelo Lara e o repórter cinematográfico Flávio Dias estão na estrada desde segunda, dia 24, após uma chuva torrencial que estourou uma represa e danificou a estrada no final de semana. Eles vão a bordo de um caminhão que transporta 37 toneladas de soja desde o distrito de Caravaggio, em Sorriso. No volante vai o motorista Fábio Veras que, apesar de jovem – ele tem apenas 30 anos – já carrega na bagagem 10 anos de experiência na estrada.
Em três dias de estrada, a equipe presenciou uma série de acidentes pela esburacada BR-163, a rodovia federal que atravessa as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste e escoa boa parte da produção de soja, milho e algodão até os portos do Sudeste. Veja nesta entrevista ao Bom Dia Campo desta quarta, dia 26, como foram estes primeiros dias de viagem.
O agendamento
No final do ano passado, o governo federal criou o sistema de agendamento para sincronizar a chegada de navios e de caminhões no Porto de Santos. O objetivo é evitar as já famosas filas nas estradas e engarrafamentos na área urbana da cidade de Santos na época de embarque da safra, que começa em fevereiro e atinge o pico nos meses de março, abril e maio. Santos é o maior porto do país em termos de movimentação de grãos.
O sistema, que entrou em operação no início deste mês, prevê que o caminhão só poderá entrar no Porto de Santos quando a embarcação que receberá a carga já estiver lá. Para isso, foi criado um sistema de agendamento, operado pela Secretaria de Portos. Os caminhões que aguardam a chegada da embarcação podem ficar em pátios na Baixada Santista e no Planalto, em áreas que pertencem à União. Na primeira semana de fevereiro, mais de 40 mil caminhões agendavam a chegada ao Porto de Santos.
Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) multou o primeiro terminal portuário por conta de congestionamento na rodovia Cônego Domenico Rangoni provocado por caminhões no aguardo do embarque da carga sem o agendamento obrigatório.
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) espera que até 4,5 mil caminhões de grãos sejam agendados por dia. O porto tem capacidade estática de armazenamento de 1 milhão de toneladas de grãos, e consegue embarcar 200 mil toneladas por dia.
Acompanhe esta viagem nos nossos telejornais, aqui pelo site e pela fanpage do Canal Rural.