Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Candidata do PT viveu por quase três décadas em Porto Alegre

Saiba um pouco mais sobre a história de Dilma RoussefA candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, viveu por quase três décadas no Rio Grande do Sul, mas é mineira de Belo Horizonte.

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947. O pai era imigrante búlgaro. A mãe, uma professora brasileira. A menina de classe média estudou nos colégios mais tradicionais de Belo Horizonte. Aos 16 anos, começou a militância política em organizações clandestinas contrárias ao regime militar. Nesta época, conheceu o advogado gaúcho Carlos Araújo. Em 1970, Dilma foi presa e torturada. Três anos depois, foi morar em Porto Alegre. Na capital gaúcha, se formou em economia e teve com Carlos Araújo sua única filha, Paula. Ainda na década de 70, participou do movimento pela anistia e ajudou a fundar o PDT, com Leonel Brizola. Em 85, com a vitória de Alceu Collares para a prefeitura de Porto Alegre (RS), foi nomeada secretária da Fazenda.

? Depois, em 90, eu fui eleito governador e ela foi também integrante do meu governo, já na elaboração do programa de governo. Depois foi para a presidência da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Antes de terminar, já no meio do nosso governo, nós a convidamos para assumir como secretária de Minas e Energia. E aí começou o seu aprofundamento no conhecimento do problema energético, do marco energético gaúcho e brasileiro. Depois com o governo Olívio Dutra (1999 a 2003), ela foi também chamada a exercer esta importante tarefa ? lembra o ex-governador gaúcho Alceu Collares.

Em 2001, Dilma deixou o PDT e entrou para o Partido dos Trabalhadores. No primeiro mandato de Lula, foi ministra de Minas e Energia antes de assumir a chefia da Casa Civil. Em fevereiro deste ano, foi escolhida como pré-candidata à Presidência da República.

Sair da versão mobile