Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Candidatos ao governo de Goiás focam propostas no agronegócio

Setor responde por cerca de 65% do PIB estadualA ligação dos goianos com o campo é forte, tanto culturalmente quanto na economia. O agronegócio responde por cerca de 65% do produto interno bruto (PIB) de Goiás. Por isso, os candidatos ao cargo máximo no Palácio das Esmeraldas focam suas atenções nos eleitores ligados à atividade agropecuária. A série Eleições 2010 Especial sobre o Perfil dos Candidatos mostra quem disputa o governo do Estado de Goiás.

A pecuária de corte e leiteira e a produção de grãos são as atividades mais importantes do agronegócio goiano. O levantamento da Conab aponta que o Estado produziu mais de 7,285 milhões de toneladas de soja nesta safra. A estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás é de que o setor responda por 65% do PIB estadual, o que faz com que em período de eleições as atenções dos candidatos estejam voltadas para o campo. Vamos então conhecer os políticos que concorrem ao cargo de governador do Estado e suas propostas.

Iris Rezende (PMDB)
Pela coligação Goiás Rumo ao Futuro, concorre Iris Rezende. O candidato do PMDB é goiano de Cristianópolis, formado em Direito, tem três filhos e é casado com a deputada federal Iris de Araújo. Na política há mais de 50 anos, foi vereador e prefeito de Goiânia, governador de Goiás, senador, ministro da justiça e da agricultura. Em campanha, Iris Rezende defende o investimento na formação do produtor rural, melhorias no escoamento da produção e infraestrutura.

Marconi Perillo (PSDB)
Quem também tenta voltar ao governo é Marconi Perillo, do PSDB. Além de ter sido governador, o candidato da coligação Goiás Quer Mais licenciou-se do cargo de senador para concorrer nessas eleições. Marconi Perillo é natural da Cidade de Goiás, formado em Direito, casado e tem duas filhas. Se eleito promete dar prioridade ao escoamento da produção, valorizar as potencialidades regionais e investir na produção sustentável.

Vanderlan (PR)
Vanderlan Cardoso disputa o governo de Goiás pelo PR. O candidato da coligação Goiás no Rumo Certo começou na carreira política como prefeito de Senador Canedo, cargo do qual se licenciou para concorrer. Ele é empresário do ramo de alimentos, casado, e tem dois filhos. Tem o apoio da base governista. No projeto apresentado pelo candidato, aparecem propostas para a segurança no campo, fortalecimento da agricultura familiar e aumento do PIB agrícola.

Washington Fraga (PSOL)
Washington Fraga é o candidato do PSOL, pela coligação Goiás Pra Você, Não Pra Eles. Está pela primeira vez numa disputa majoritária. Nasceu em Alto Garças, Mato Grosso, é casado e tem dois filhos. É servidor público estadual. A formação política vem dos movimentos sindicais. Também foi candidato a vereador e deputado estadual. No plano de governo, as propostas para o agronegócio são o avanço tecnológico, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à reforma agrária.

Saiba mais sobre as Eleições 2010

Goiás tem mais de 4,06 milhões de habitantes aptos a votar, segundo o levantamento do TSE. É em Goiânia que quase um quarto deste eleitorado se concentra. Porém, 78% dos eleitores estão distribuídos nas pequenas e médias cidades, justamente onde o agronegócio exerce influência econômica, política e social mais forte.

Sair da versão mobile