A pecuária de corte e leiteira e a produção de grãos são as atividades mais importantes do agronegócio goiano. O levantamento da Conab aponta que o Estado produziu mais de 7,285 milhões de toneladas de soja nesta safra. A estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás é de que o setor responda por 65% do PIB estadual, o que faz com que em período de eleições as atenções dos candidatos estejam voltadas para o campo. Vamos então conhecer os políticos que concorrem ao cargo de governador do Estado e suas propostas.
Iris Rezende (PMDB)
Pela coligação Goiás Rumo ao Futuro, concorre Iris Rezende. O candidato do PMDB é goiano de Cristianópolis, formado em Direito, tem três filhos e é casado com a deputada federal Iris de Araújo. Na política há mais de 50 anos, foi vereador e prefeito de Goiânia, governador de Goiás, senador, ministro da justiça e da agricultura. Em campanha, Iris Rezende defende o investimento na formação do produtor rural, melhorias no escoamento da produção e infraestrutura.
Marconi Perillo (PSDB)
Quem também tenta voltar ao governo é Marconi Perillo, do PSDB. Além de ter sido governador, o candidato da coligação Goiás Quer Mais licenciou-se do cargo de senador para concorrer nessas eleições. Marconi Perillo é natural da Cidade de Goiás, formado em Direito, casado e tem duas filhas. Se eleito promete dar prioridade ao escoamento da produção, valorizar as potencialidades regionais e investir na produção sustentável.
Vanderlan (PR)
Vanderlan Cardoso disputa o governo de Goiás pelo PR. O candidato da coligação Goiás no Rumo Certo começou na carreira política como prefeito de Senador Canedo, cargo do qual se licenciou para concorrer. Ele é empresário do ramo de alimentos, casado, e tem dois filhos. Tem o apoio da base governista. No projeto apresentado pelo candidato, aparecem propostas para a segurança no campo, fortalecimento da agricultura familiar e aumento do PIB agrícola.
Washington Fraga (PSOL)
Washington Fraga é o candidato do PSOL, pela coligação Goiás Pra Você, Não Pra Eles. Está pela primeira vez numa disputa majoritária. Nasceu em Alto Garças, Mato Grosso, é casado e tem dois filhos. É servidor público estadual. A formação política vem dos movimentos sindicais. Também foi candidato a vereador e deputado estadual. No plano de governo, as propostas para o agronegócio são o avanço tecnológico, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à reforma agrária.
Saiba mais sobre as Eleições 2010
Goiás tem mais de 4,06 milhões de habitantes aptos a votar, segundo o levantamento do TSE. É em Goiânia que quase um quarto deste eleitorado se concentra. Porém, 78% dos eleitores estão distribuídos nas pequenas e médias cidades, justamente onde o agronegócio exerce influência econômica, política e social mais forte.