A mudança se deve à ineficácia da plataforma estadual, adotada no ano passado. Com isso, os produtores não aderiram ao sistema.
– Houve uma decisão equivocada em desenvolver, paralelamente, uma plataforma estadual para o CAR. Além de ser totalmente online, limitando o acesso de muitos proprietários rurais ao sistema, a plataforma também é muito instável, avalia o secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho.
O governo de Minas também enviou ofício ao Ministério do Meio Ambiente, solicitando a prorrogação desse prazo por mais um ano. Enquanto não há resposta se haverá prorrogação no prazo, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais devem ser capacitados para dar suporte aos produtores.
Santa Catarina
O estado catarinense atingiu a marca de 100 mil propriedades rurais inscritas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), aproximadamente 27% do total de imóveis rurais do estado. De acordo com informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, os cadastros aumentaram em 156%, só neste ano.
Em Santa Catarina, aproximadamente 1.440 técnicos, distribuídos em todos os municípios, foram treinamentos para auxiliar os produtores no preenchimento do cadastro.