Caravana Soja Brasil realiza maior etapa da safra 2014/2015 em Mato Grosso

Auditório móvel do Canal Rural passará por 10 cidades produtoras, durante 14 dias de eventos e capacitação dos sojicultores do principal Estado produtor do país na primeira parte da viagem

A Caravana Soja Brasil vai realizar em Mato Grosso a maior etapa da safra 2014/2015. Serão duas partes, uma de novembro a dezembro e, depois, na primeira quinzena do mês de janeiro. No primeiro trecho, os sojicultores do principal Estado produtor da oleaginosa receberão duas semanas de capacitação, oferecidas pelo Canal Rural, Associação dos Produtores de Soja e Milho estadual (Aprosoja-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A viagem começa no próximo dia 24.

• Plantio de soja em Mato Grosso atinge 66,9%

Para o diretor-técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas, a passagem da Caravana Soja Brasil é importante para os produtores do Estado, principalmente por promover acesso a novas informações de técnicas e de mercado. Entre os principais assuntos discutidos nesta etapa, podemos destacar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), importantíssimo no Estado, agricultura de precisão e mercado da soja.

– Este evento é de suma importância, porque permitirá ao produtor acesso direto a treinamento e capacitação. Para que possa refletir na melhora da produção, procedimentos e mais segurança jurídica – comenta Ribas.

A Equipe 1 da Expedição Soja Brasil volta ao Estado para acompanhar a Caravana e o andamento da lavoura em Mato Grosso. Durante a primeira viagem, a equipe de reportagem encontrou um cenário pouco otimista, com falta de chuvas e baixo desenvolvimento da safra. O dirigente da Aprosoja local afirma que, com a volta das chuvas, a situação está melhor do que foi visto em outubro.

– Os produtores estão trabalhando diuturnamente para garantir o plantio. O cenário foi muito crítico e a ansiedade do produtor também foi outro fator. Agora, muitos produtores repensaram o planejamento da safra e da safrinha. Foi um pesadelo, mas o produtor está preparado para retomar o tempo perdido – frisa Nery Ribas.

Dentre os eventos programados está o Fórum Soja Brasil: Manejo de resistência de fungicidas – Vazio sanitário X Ferrugem Asiática, que será no dia 24, no auditório do Sindicato Rural de Primavera do Leste. Após o debate, a Caravana Soja Brasil segue viagem por mais nove municípios mato-grossenses: Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Serão 1370 km rodados, 10 cidades em 14 dias de viagem.

Clique aqui e veja a programação completa.

Veja o trajeto da Caravana Soja Brasil:

Soja Brasil/Divulgação
Soja Brasil/Divulgação