Município de Mato Grosso receberá hoje a Caravana Soja Brasil da safra 2016/2017. Tema central tratará sobre a “Gestão de Propriedades Rurais”.
Segue a viagem da Caravana Soja Brasil na safra 2016/2017, que conta com a parceria do Senar-MT. A primeira etapa acontecerá no estado de Mato Grosso e percorrerá 16 municípios em quatro semanas, levando aos sojicultores destas regiões uma programação de palestras, exibição de conteúdo técnico e reuniões setoriais.
Hoje e amanhã, dias 13 e 14 de setembro, respectivamente, o município de Sapezal receberá a visita da caravana, que trará aos participantes sete palestras que abordarão temas como: Gestão de índices, custos e resultados, Sucessão familiar como ferramenta de gestão, Implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção entre outros.
O local escolhido para esta parada foi a sede do Sindicato Rural de Sapezal, no Parque de Exposições André Antônio Maggi, Rodovia MT 235, Zona Rural, veja mais detalhem em nossa agenda.
O tema central representa perfeitamente uma das principais preocupações de todas as entidades do setor, já que a falta gestão profissionalizada nas fazendas pode limitar o desenvolvimento da produção e das margens de lucro. “Essa caravana é muito importante porque ela traz informações importantes para os produtores que estão no inicio da safra”, garante Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
O executivo destaca um dos temas a serem discutidos, a sucessão familiar, que considera um dos principais desafios na gestão das propriedades. “Isso é um desafio, pois muitas propriedades aqui de Mato Grosso já estão na terceira geração, e precisam estar atentos a atividade. “ conta ele. “O negócio é muito delicado, com clima, cotações e dólar, por isso a importância ter uma boa gestão para garantir bons resultados.”
Já o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidônio explica que antigamente a maioria dos produtores tinha apenas uma safra para se preocupar e seis meses para tomar todas as decisões necessárias para se preparar para a temporada. Hoje, a coisa está bem diferente, grande parte possui duas safras e alguns casos três safra, fazem a diversificação de culturas, rotação e a integração lavoura pecuária, que são sistemas mais complexos e requerem conhecimento e gestão para funcionarem corretamente. “O produtor precisa buscar adquirir conhecimento, buscar consultorias, cursos, ferramentas e métodos de trazer isso para dentro da fazenda, garantindo assim uma ampliação da produção de uma maneira segura”, conta o superintendente do Senar-MT.
Celidonio ressalta que o Senar dispõe de cursos para esse gerenciamento profissional das propriedades, que servem tanto para os proprietários, quanto para os gerentes, administradores e funcionários das propriedades. “Além disso, é preciso preparar a nova geração para que chegue com estes conceitos enraizados e que tragam essa visão de gestão de gerenciamento mais robusta para gerir a fazenda, como uma empresa profissional para poder sobreviver no futuro”, finaliza ele.
Então fique atento para saber quando a caravana estará na sua região. Em casos de dúvidas sobre o local específico do evento basta procurar o Sindicato Rural do seu município.
13/09 e 14/09 – Sapezal – Detalhes do evento
14/09 a 15/09 – Campo Novo do Parecis – Detalhes do evento
15/09 e 16/09 – Diamantino – Detalhes do evento
16/09 e 17/09 – Tapurah – Detalhes do evento
19/09 e 20/09 – Ipiranga do Norte
22/09 e 23/09 – Nova Mutum
26/09 e 27/09 – Querência
27/09 e 2809 – Cararana
28/09 e 29/09 – Gaucha do Norte
29/09 e 30/09 – Água Boa
30/09 e 01/10 – Nova Xavantina
03/10 e 04/10 – Paranatinga
04/10 e 05/10 – Primavera do Leste
05/06 e 06/10 – Jaciara
06/10 e 07/10 – Alto Garças