Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Caravana Soja Brasil termina seu tour pelas cooperativas do Paraná

Para fechar com chave de ouro esta importante etapa, o Projeto Soja Brasil participou da feira Coopavel, em Cascavel

André Anelli, de Cascavel (PR)
Pela primeira vez, o Projeto Soja Brasil realizou sua Caravana em parceria com algumas cooperativas do país. O destino não poderia ser outro, o Paraná, reconhecido pela união entre os produtores. Em sua última etapa, realizada no município de Cascavel, nesta sexta, dia 15, a importância de ser um cooperado e obter ótimos resultados técnicos foi destacado durante a feira Coopavel.

Ao todo foram cinco dias, cinco cooperativas diferentes e muitas histórias de sucesso e assuntos importantes foram discutidos. Nesta última etapa, em Cascavel, não foi diferente. Mas, diferente das demais cidades, além de assuntos como o preço, comercialização, manejo e o uso de tecnologias, o destaque ficou para a importância de fazer parte de alguma cooperativa.

Segundo o presidente da cooperativa Coopavel, com sede em Cascavel, Dilvo Grolli, a importância do cooperativismo é enorme para o avanço da agricultura atual, assim como dos produtores filiados. “Não é só questão de preço e insumos, mas de cultura e apoio a atividade agrícola”, ressalta ele.

Um dos temas mais discutidos durante a passagem do Projeto Soja Brasil pelo município, foi o preço da soja em baixa. Para Grolli, o valor reflete o momento atual da cultura, com excesso de produção mundial e produtores rentabilizados. “Hoje, pouco foi vendido da nova safra, em torno de 10% apenas. O que parece é que o produtor está melhor capitalizado e está aguardando condições melhores para negociar. Afinal, quem ainda não vendeu, está preservando seu patrimônio, esperando valorizar”, afirma o presidente da Coopavel.

E não é só na comercialização e armazenagem que as cooperativas são importantes. Para o consultor técnico do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, a união entre os produtores também melhora as condições das lavouras e avanço no uso das melhores tecnologias. “Para nossa surpresa, diante das notícias de que o clima estava atrapalhando as lavouras, notamos um geral plantações em muito boas condições, bem instaladas, com alto potencial de produtividade”, confirma Lantmann.

Para ele, as cooperativas participam das produções oferecendo tecnologias, assistência técnica entre outros apoios. “As lavouras destes cooperados apresentam ótimas condições técnicas. Muitos produtores nos informaram que estão prevendo altas produtividades. E isso é mérito das cooperativas”, garante o consultor.

Não é a toa que a última etapa da Caravana Soja Brasil aconteceu em Cascavel. Por lá, a cooperativa Coopavel realiza a sua famosa feira e comemora 47 anos da primeira unidade, fundada por 42 agricultores da região. Hoje, são mais de 5 mil cooperados e 6 mil funcionários, tocando uma das mais bem sucedidas cooperativas do país.

Confira abaixo galeria de imagens do evento:

Veja mais notícias sobre soja

 

 

Sair da versão mobile