Desde 2004, o programa atua na promoção da produção responsável do cereal na região de Santarém, Estado do Pará ? onde a Cargill opera um terminal de soja ? ajudando, assim, os produtores de soja a cumprir o Código Florestal Brasileiro. A redução do desmatamento ilegal nas fazendas que participam do projeto chegou a quase zero na maioria das propriedades, desde 2006.
Ao longo dos próximos três anos, o projeto Soja Responsável será ampliado com um piloto de sistemas de monitoramento de impacto ambiental do uso de pesticidas e da qualidade da água. Planeja-se também estender a iniciativa a produtores do Estado vizinho de Mato Grosso.
Nos termos do programa, a Cargill adquire soja apenas de produtores que obtêm, junto ao governo estadual do Pará, o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR), em que agricultores e pecuaristas se comprometem no cumprimento de leis ambientais.
Esse novo compromisso permitirá que a TNC continue a monitorar o desmatamento através de imagens de satélite e visitas em campo, para detectar quaisquer mudanças no uso da terra e ajudar os produtores a cumprir as exigências do Código Florestal. Além disso, oferecerá ajuda em terra para que produtores da região de Santarém obtenham o obrigatório Licenciamento Ambiental Rural (LAR). Isso será um importante modelo para que o governo do Estado do Pará amplie seus esforços de licenciamento.
O compromisso de US$ 3 milhões também permitirá que a TNC lance um novo esforço para promover a produção de cacau nas comunidades de Tucumã e São Félix do Xingu, no Pará. A produção de cacau é nativa ao bioma amazônico e representa uma oportunidade de recuperar terras desmatadas, ao mesmo tempo que oferece a pequenos agricultores uma alternativa economicamente viável à especulação imobiliária e pecuária.
O programa permitirá que a Cargill e a TNC ampliem a iniciativa de compra responsável em outros 20 municípios do estado do Mato Grosso, abrangendo mais 15 milhões de hectares, incluindo cerca de 2,5 milhões de hectares plantados com soja, que estão em maior risco em razão das melhorias propostas nas estradas.