Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Carlos Minc admite revisão de decreto sobre crimes ambientais

Ministro afirma que excessos da norma poderão ser extintosO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admitiu que o decreto (número 6.514/08) que trata de crimes ambientais e suas sanções poderá ser revisto. Segundo ele, se houver prazos impossíveis de serem executados, eles poderão ser reavaliados, e os excessos serão suprimidos. Minc participa de audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Para o ministro, o setor agrícola é o principal interessado no decreto, pois é o mais prejudicado pela poluição dos rios ou pelo desmatamento. O ministro lembrou ainda que, dos 154 artigos do decreto, apenas 15 tratam de agricultura. Segundo ele, a determinação está subordinada à Lei de Crimes Ambientais e, portanto, não pode ser maior do que ela.

Na opinião dos deputados Marcos Montes (DEM-MG) e Moreira Mendes (PPS-RO), que sugeriram o debate, o decreto apresenta problemas de legalidade e constitucionalidade e prejudica os produtores.

Os deputados acreditam que haverá perda de renda do produtor, em razão das restrições de uso de áreas de plantio – com a redução da produção de alimentos – , e o conseqüente aumento do preço dos produtos para o consumidor final.

Sair da versão mobile