1 quilo e meio de carne bovina (agulha, paleta, peito…)
1 cebola grande
1 tomate grande
1 copo de vinho tinto
Meio copo de molho de soja
4 batatas grandes
3 colheres (sopa) de manteiga
Modo de fazer
1 – Comece pelo molho que vai pingar a carne. Bata no liquidificador a cebola, o tomate, o vinho e o molho de soja. Leve a mistura para uma panela e deixe ferver até reduzir um pouco o molho. Não muito. Uns 15 minutos.
2 – Corte a carne e pedaços grandes. Esquente uma frigideira e acrescente uma colher de manteiga e um pouco de óleo. Frite os pedaços de carne dos dois lados. Deixe-os bem dourados.
3 – Aos poucos vá acrescentando o molho. Um pouco de cada vez. Coloque o molho, espere ser absorvido pela carne e mais um pouco. O processo de cozimento é lento. Deve amaciar a carne aos poucos. Quando acabar o molho, adicione água quente. A carne estará pronta quando ficar macia.
4 – Com a carne quase cozida e macia, prepare o acompanhamento, as batatas. Corte-as em rodelas grossas. Cozinhe em água quente com um pouco de sal. Deixe amaciarem, mas não muito. O suficiente para ficarem macias. Retire-as da água.
5 – Esquente bem uma panela e adicione as colheres restantes de manteiga. Um pouco de óleo para não queimar a manteiga. Arrume as fatias de batata já cozida e deixe fritar de um lado e depois do outro. Retire-as quando estiverem douradas e arrume-as em um prato com papel absorvente. Sirva a carne com o molho e as batatas crocantes.