Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Carvão vegetal feito de mata nativa pode ser proibido no Brasil

Projeto do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) altera o Código FlorestalO uso do carvão vegetal produzido a partir de mata nativa pode ser proibido no Brasil. A Câmara dos Deputados analisa projeto o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). A proposta é que as empresas reduzam os índices de forma gradual: 30% em até dois anos, 60% em quatro, 80% em seis e eliminação total em oito anos. O prazo seria contado a partir da data em que a lei entrasse em vigor.

As metas só não seriam aplicadas a consumidores que, antes da entrada em vigor na nova lei, estivessem sob regras mais rígidas, como as determinadas pelo Plano de Suprimento Sustentável ou Plano Integrado de Floresta e Indústria.

Para garantir a aplicação das medidas, o projeto do deputado Fernando Gabeira altera o Código Florestal. Enumera também uma série de exigências para o consumo de matéria-prima florestal. Empresas e pessoas físicas só poderão obter recursos de florestas plantadas, plano de manejo, supressão de vegetação nativa autorizada e de outras formas de biomassa florestal.

Outra mudança no Código Florestal proposta por Gabeira é a das exigências impostas à indústria baseada em matéria-prima vegetal. A legislação atual prevê a manutenção, em um prazo e cinco a dez anos, de florestas próprias para a exploração racional. A idéia do parlamentar fluminense é que as companhias executem um Plano de Suprimento Sustentável que seja aprovado pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Sair da versão mobile