A ação é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Sebrae no Piauí, Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis) e com a Federação das Entidades Apícolas do Piauí, Feapi.
? Serão beneficiados 180 apicultores nessas cidades. As casas de mel serão instaladas nas comunidades atendidas pelo Projeto Apis Serra da Capivara e sem custo para os apicultores em termos de equipamentos e de colméias, tendo um apelo social bastante expressivo ? explica o gerente do Escritório do Sebrae em São Raimundo Nonato, Edgard Negreiros.
Cada apicultor vai receber entre 80 a 120 colméias para cada casa de mel instalada. Entre os equipamentos a serem entregues estarão uma centrífuga, mesa desoperculadora e decantador.
? Essas instalações serão de grande valia para o segmento apícola da região, pois muitos desses apicultores faziam a colheita do mel de forma improvisada em galpões ou em suas próprias residências. Agora com a construção das casas haverá mais cuidado na coleta e beneficiamento do mel ? assinala o gerente.