Inscrições para o primeiro Fórum do Projeto Soja Brasil da safra 2016/2017, no Paraná, estão abertas e são gratuitas
O município de Cascavel, no Paraná, já vive todo o clima que envolve anualmente os Fóruns do Projeto Soja Brasil, realizado pelo Canal Rural em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil). Integrantes do governo, produtores, palestrantes e até a equipe de jornalismo demonstram sua grande expectativa com o evento deste ano, afinal esta promete ser uma das safras mais desafiadoras para o país.
O local escolhido para o primeiro Fórum do ano do Projeto Soja Brasil foi o Parque de exposições da cidade, na Rodovia BR 277 no quilometro 596, que já está praticamente preparado para receber o maior evento da soja do Brasil. Segundo o secretário de agricultura de Cascavel, João Cunha a aptidão agropecuária do município, em conjunto com o pioneirismo dos agricultores da região, é o cenário perfeito para essa troca de informações. “É muito importante ter eventos aqui, como o Fórum Soja Brasil, que é uma referencia no meio rural para ajudar a disseminar ainda mais os assuntos relevantes sobre a soja”, garante Cunha, ao relembrar que Cascavel produz anualmente aproximadamente 400 mil toneladas de soja, semeadas em mais de 110 mil hectares.
O prefeito da cidade, Edgar Bueno, destaca a importância de um evento como este para a sua região, que está entre as poucas que consegue fazer a integração perfeita entre diferentes culturas e produções, soja, milho, frango e suínos. “Um Fórum como esse, além de trazer para os produtores uma grande evolução no conhecimento, traz um animo novo para continuar a busca por inovações”, diz Bueno. “Ficamos muito felizes com a escolha de Cascavel, dentro tantos municípios, para sediar um evento de tamanha importância.”
Já o presidente da Sociedade Rural da localidade, Adani Triches, comentou sobre as perspectivas dos produtores da região em relação ao evento. “O evento engrandece Cascavel. O produtor espera obter informações relevantes para sua produção melhorar”, conta Triches. “Essa troca de experiências é muito importante. Conseguir entender as várias formas e técnicas de plantio é o foco do produtor no evento.”
Julio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural, ressalta a relevância do projeto, sobretudo no cenário atual do País. Para o executivo, em função dos desafios dos produtores em relação às incertezas sobre o clima, política e mercado, é ainda mais necessário que os profissionais do campo se mobilizem para participar. “Nunca estivemos diante de tantos desafios como neste ano e o projeto chega justamente para dar suporte na tomada de decisões no campo e fora dele. Em 2015 tivemos eventos com mais de mil participantes e a ideia é que nesta edição mais pessoas ainda façam adesão”.
Por fim, o primeiro palestrante do dia, Marcelo Gravina de Moraes, conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), comentou a importância do Fórum Soja Brasil na disseminação de informações sobre o uso das biotecnologias. “Um evento como esse é muito importante, afinal o aumento da produtividade que vemos hoje na soja está diretamente ligado a contribuição das variedades transgênicas”, conta ele. “É importante que o produtor de soja compreenda que dentro deste cenário é preciso ter cuidados para que as tecnologias existentes não percam sua eficácia.”
O evento, que será realizado neste dia 28 de julho, celebrará o Dia do Agricultor e marca o início da quinta temporada do Projeto Soja Brasil, que tem objetivo de promover a capacitação dos profissionais do campo de todo o País por meio de cursos e palestras.
O fórum é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link
Veja a programação completa abaixo: