Cascavel se destaca no PR e sediará o 1º Fórum Soja Brasil

Primeiro evento do Projeto Soja Brasil 2016/2017, celebrará o Dia do Agricultor no município com o segundo melhor VBP do Estado. Ainda há vagas para participar gratuitamente.

Daniel Popov, de São Paulo e Sebastião Garcia, de Cascavel
Um dos destaques entre os municípios paranaenses, Cascavel tem apresentado um forte desenvolvimento nos últimos anos, puxado pela expansão das atividades agropecuárias. Para se ter uma ideia, a cidade tem hoje o segundo maior Valor Bruto de Produção (VBP) do estado, com R$ 1,6 bilhão, que lhe rendeu o título informal de metrópole do agronegócio do Paraná. Não foi a toa que a cidade foi escolhida para sediar, em 28 de julho, o Fórum Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Custos de Produção: Clima e Perspectivas de Mercado.

Localizada no Oeste do Paraná, a 540 Km da capital, o município de Cascavel foi emancipado de Foz do Iguaçu, em 14 de dezembro de 1952, mas a comemoração de seu aniversário é realizada um mês antes, por ser considerada a data de sua fundação, fato que só foi oficializado em 20 de dezembro de 2010 sob a Lei nº 5689/2010.

07072009_aereac1024
Vista aérea de Cascavel

Entretanto, a história do município começou bem antes, em meados da década de 1910, por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate. Essa etapa durou apenas 20 anos, e a partir de 1930, com o ciclo da erva-mate já extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional da cidade.

Mas foi na década de 1970, que Cascavel deu vazão a sua verdadeira aptidão, a agropecuária, com a expansão das lavouras de soja e milho, trazendo consigo a fase de industrialização da cidade. “O Paraná sempre foi um celeiro no cenário nacional, começou a despontar na década de 1970, puxado principalmente pelo movimento cooperativista que começava naquela época”, conta Francisco Carlos Simioni, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral).

Atualmente, a cidade com 300 mil habitantes e mais de 100 indústrias de processamento de matéria-prima, produz milho e soja que são usadas em grande parte na produção regional de aves e suínos. “Suinocultura e avicultura são responsáveis por 64% da produção agrícola municipal. A soja aparece em terceiro, com 24% dessa fatia”, afirma João Cunha, secretário de agricultura de Cascavel.

Para ele, essa aptidão agropecuária do município, em conjunto com o pioneirismo dos agricultores da região, é o cenário perfeito para a troca de informações entre os interessados no setor. “É muito importante ter eventos aqui, como o Fórum Soja Brasil, que é uma referencia no meio rural para ajudar a disseminar ainda mais os assuntos relevantes sobre a soja”, garante Cunha, ao relembrar que Cascavel produz anualmente aproximadamente 400 mil toneladas de soja, semeadas em mais de 100 mil hectares.

O evento, que será realizado na sede da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, localizado na Rodovia BR 277 KM 596, celebrará o Dia do Agricultor e marca o início da quinta temporada do Projeto Soja Brasil. Com realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil), o projeto tem objetivo de promover a capacitação dos profissionais do campo de todo o País por meio de cursos e palestras.

Veja a matéria completa abaixo:

O fórum é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link.