O resultado superou as expectativas de analistas de Wall Street de lucro de US$ 0,41 por ação e receita de US$ 3,73 bilhões. A CHN atribuiu o forte desempenho ao aumento da demanda nas Américas do Norte e do Sul, que compensou condições econômicas difíceis na Europa. As vendas de equipamentos para construção, que responderam por 20% das vendas totais da companhia no trimestre, subiram para US$ 790 milhões, em comparação com US$ 547 milhões em igual período do ano passado. O lucro operacional obtido com o segmento atingiu US$ 13 milhões, ante prejuízo de US$ 94 milhões em 2009, quando a CNH ficou com estoques elevados em meio à severa desaceleração global das atividades de construção.
O volume vendido globalmente saltou 60% no segundo trimestre, com as vendas na América Latina dobrando frente ao ano anterior e na América do Norte em alta de 13%. A fabricante esperava que as vendas globais de maquinários para construção subissem entre 25% e 30% ante 2009. Na divisão agrícola, as vendas somaram US$ 3,14 bilhões no período, 4,5% acima da quantia registrada um ano antes. O lucro operacional aumentou 23%, alcançando US$ 644 milhões, conforme a margem do setor subiu de 8,5% para 10,1% com uma produtividade industrial melhor e um favorável mix de preço de produtos vendidos no trimestre.
Contudo, as vendas unitárias no mundo caíram 4% em relação ao segundo trimestre de 2009. Um declínio de 17% na Europa ofuscou o forte crescimento das vendas na América do Sul e um aumento de 4% na América do Norte. A CNH previa um desempenho estável em relação ao ano passado. A companhia, com sede em Illinois, não anunciou metas de vendas e de lucro junto com os resultados, mas observou que provavelmente atualizará as de 2010 após o terceiro trimestre. Analistas consultados pela Thomson Reuters estimam lucro de US$ 1,31 por ação e receita de US$ 13,52 bilhões no ano. As informações são da Dow Jones.