Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Caxias do Sul é a maior produtora de hortigranjeiros e frutas no Rio Grande do Sul

Segundo levantamento da Secretaria da Agricultura local, cidade produz 300 mil toneladas por hectares das principais culturasA cidade serrana de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é reconhecida pelo título de maior produtora de hortigranjeiros e frutas no Estado. De acordo com a Secretaria da Agricultura local, o município é o maior abastecedor da Ceasa de Porto Alegre (RS), com 16,1% de frutas e hortaliças, e da Ceasa Serra, com 70%. Em segundo lugar no Estado, vem Triunfo (RS), com 5,2% de comercialização.

Conforme o último levantamento da Secretaria de Agricultura de Caxias, são produzidas 300 mil toneladas por hectares das principais culturas. De um total de 9,2 mil hectares, o predomínio no plantio de frutas é de uvas e maçãs, enquanto que no de hortaliças, cenouras e tomates. A cidade conta com 4 mil produtores.

Um exemplo é o agroempresário André Fernando D’Agostini. Ao contrário da maioria das famílias, em que quase todos os filhos deixam a colônia para morar e trabalhar na cidade, a Hortifrutigranjeiro D’Agostini é administrada por todos os irmãos: Gilnei, André, e Marcos. Como a produção no terreno onde os avós já plantavam verduras alcançou escala industrial, os irmãos precisaram se dividir na administração das tarefas. E é André quem assume a comercialização e a parte financeira do negócio. O mais velho dirige a produção, em Lajeado Grande, localidade de São Francisco de Paula (RS). São 100 hectares de lavouras que tiveram de ser transferidas para a nova área, porque a propriedade familiar em Fazenda Souza, distrito de Caxias (RS), ficou pequena. Em época de safra, 30 pessoas chegam a trabalhar na colheita.

? Começamos com cinco hectares e diversas culturas, como cenoura, beterraba, tomate, pimentão e rabanete. Hoje, continuamos produzindo tudo isso, mas estamos mais focados na produção de cenoura e beterraba ? explica André D’Agostini, reforçando que o foco é organizar o trabalho e atender bem o cliente.

Mas a empresa dos D’Agostini não se limita a vender a própria produção: revende também a de outros produtores. Para a distribuição, conta com seis caminhões próprios. Os principais consumidores são a Ceasa e supermercados de Porto Alegre, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. Por ano, são comercializadas 250 mil caixas de hortifrutigranjeiros.

Sair da versão mobile