A concretização da ação foi possível por meio da parceria entre Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA), Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA/ CE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
A unidade foi implantada no dia 17 de abril, contendo dez computadores com acesso à Internet. Menos de um mês após a chegada das máquinas, já são notadas mudanças na comunidade.
? Após tantas lutas pela conquista da terra, o assentamento agora também recebe a tecnologia digital. Com o acesso às informações, a comunidade já tem novos planos e vimos uma transformação no ânimo das crianças, dos estudantes e dos moradores em geral ? afirma o secretário-executivo da SDA/CE, Wilson Brandão.
? O Ceará é um exemplo no fomento à participação social. Essa parceria mostra a importância da interlocução dos atores para o desenvolvimento, com a integração entre os diversos setores do governo e sociedade civil ? ressalta a consultora de Inclusão Digital do NEAD, Rossana Moura.
Composto por 27 municípios, o território tem cerca de 30% dos habitantes vivendo no meio rural, o que corresponde a quase 500 mil agricultores familiares, 420 famílias assentadas e ainda uma comunidade quilombola.