Céleres mantém projeção para safra de soja de 99,9 milhões de toneladas

Do volume previsto, 97% já foi colhido, restando áreas do Rio Grande do Sul e do Matopiba

Fonte: Divulgação / Pixabay

A consultoria Céleres manteve a projeção para a safra brasileira de soja em 99,9 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016, aumento de 2,5% em relação à temporada anterior. A produtividade média é estimada em 3,03 toneladas por hectare, queda de 1% na comparação com a safra passada, devido ao baixo rendimento das lavouras do Matopiba e do norte de Mato Grosso. 

Ainda conforme a consultoria, a colheita no país se encaminha para a conclusão, com 97% da safra projetada para 2015/2016 já retirada das lavouras até o dia 29 de abril, restando áreas no Rio Grande do Sul e no Matopiba.

Preços 

A Céleres destacou ainda que, apesar do recuo do dólar ante o real no último mês, o movimento de preços em abril foi de alta. Ao contrário do observado em meses anteriores, as cotações internas tiveram como principal motivo de sustentação a recuperação dos preços internacionais. Com isso, depois de um longo período com baixa efetivação de negócios, produtores aproveitaram oportunidades em abril para fazer novas vendas, comprometendo 60% da produção até o dia 29 de abril, contra 54% no fim do mês anterior, segundo a consultoria. 

O relatório chamou a atenção também para o alto volume de exportação de soja do país até agora. “Se considerarmos que nos últimos anos o período de pico das exportações foi maio, e que até a segunda semana deste mês já havia em torno de 5 milhões de toneladas para serem embarcadas, de acordo com os line-ups, podemos esperar mais um ano de exportações elevadas, enxugando ainda mais os estoques de passagem no final de 2016.”