Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Céleres mantém projeção para safra de soja de 99,9 milhões de toneladas

Do volume previsto, 97% já foi colhido, restando áreas do Rio Grande do Sul e do Matopiba

Fonte: Divulgação / Pixabay

A consultoria Céleres manteve a projeção para a safra brasileira de soja em 99,9 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016, aumento de 2,5% em relação à temporada anterior. A produtividade média é estimada em 3,03 toneladas por hectare, queda de 1% na comparação com a safra passada, devido ao baixo rendimento das lavouras do Matopiba e do norte de Mato Grosso. 

Ainda conforme a consultoria, a colheita no país se encaminha para a conclusão, com 97% da safra projetada para 2015/2016 já retirada das lavouras até o dia 29 de abril, restando áreas no Rio Grande do Sul e no Matopiba.

Preços 

A Céleres destacou ainda que, apesar do recuo do dólar ante o real no último mês, o movimento de preços em abril foi de alta. Ao contrário do observado em meses anteriores, as cotações internas tiveram como principal motivo de sustentação a recuperação dos preços internacionais. Com isso, depois de um longo período com baixa efetivação de negócios, produtores aproveitaram oportunidades em abril para fazer novas vendas, comprometendo 60% da produção até o dia 29 de abril, contra 54% no fim do mês anterior, segundo a consultoria. 

O relatório chamou a atenção também para o alto volume de exportação de soja do país até agora. “Se considerarmos que nos últimos anos o período de pico das exportações foi maio, e que até a segunda semana deste mês já havia em torno de 5 milhões de toneladas para serem embarcadas, de acordo com os line-ups, podemos esperar mais um ano de exportações elevadas, enxugando ainda mais os estoques de passagem no final de 2016.” 

Sair da versão mobile