Cepal organiza reunião de especialistas em crise energética e alimentícia

Comissão deve formular opções de política pública para desenvolvimento produtivoA Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal) promoverá uma reunião de especialistas governamentais sobre a crise energética e alimentícia mundial, segundo resolução aprovada em Santo Domingo. A organização, que concluiu neste sábado, dia 14, seu 32º período de sessões, presidido pela República Dominicana, não estabeleceu a data nem o local dessa conferência.

A resolução encarrega o secretário-executivo da Cepal que dedique “esforços especiais para examinar os desafios colocados pela região à atual conjuntura da crise”, através da convocação desta sessão especial. Além disso, a resolução pede à secretaria a elaboração de estudos especializados que permitam “dar assessoria técnica e formular opções de política pública” para enfrentar os desafios dessa crise.

O documento, proposto pela República Dominicana, pede à secretaria que organize uma sessão especial para analisar o avanço das políticas de desenvolvimento produtivo e inovação na região. Esse foi o tema central da reunião da Cepal, no qual delegações de mais de 50 países debateram sobre o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

A Cepal aprovou que seu 33º período de sessões, que acontecerá em 2010, aconteça no Brasil. O secretário-executivo da organização, o argentino José Luis Machinea, finalizará seu mandato no dia 30 de junho e será substituído a partir do dia 1º de julho pela mexicana Alicia Bárcena.