Segundo comunicado conjunto divulgado pelo Cepea nesta terça, dia 24, “a certificação representa para o usuário dos indicadores de preços a garantia de rastreabilidade completa do processo de apuração, confiabilidade na aplicação dos procedimentos de cálculo e ainda a pontualidade na divulgação”.
A certificação ISO 9001 atesta que os indicadores de preços são elaborados de acordo com uma metodologia padrão. O processo de certificação envolveu desde a análise do contrato jurídico do convênio entre as entidades responsáveis pelos indicadores, avançou pela infraestrutura do ambiente e de tecnologia, com os aspectos operacionais das equipes dos respectivos indicadores e avaliou os procedimentos administrativos, de comunicação e de tecnologia da informação que integram o processo, até a divulgação ao mercado.
O processo de adequação das etapas de elaboração e divulgação dos indicadores certificados começou em 2009 e foi realizado com o apoio da empresa Lannes & Hoffmann. A certificação foi concedida pela ABS Quality Evaluations. Os indicadores de preços Esalq/BM&FBovespa são divulgados diariamente em moeda nacional nos sites das entidades.