Confira a análise do mercado de soja feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada na semana do dia 1º até o dia 5 de setembro
Com possibilidade de safra recorde nos Estados Unidos, os preços da soja estão em queda no mercado brasileiro, cenário que poderá ser verificado até o início da colheita da safra 2014/2015. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq-USP), a firme demanda por farelo de soja ainda tem limitado as baixas internas, apesar de o valor desse derivado também ceder.
Quanto às negociações, colaboradores do Cepea indicam que as compras têm sido realizadas em pequenas quantidades, mas com bastante frequência. O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados, teve média de R$ 62,94/sc de 60 kg na sexta, dia 5, recuo de fortes 6,66% na parcial do mês. Na média ponderada das regiões paranaenses, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, houve queda significativa de 4,78% no acumulado de setembro, indo para R$ 59,35/sc de 60 kg na última sexta.