As novas instalações abrigam o Laboratório de Métodos Missíveis de Recuperação, o Laboratório de Emulsões, o Laboratório de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios, o Laboratório de Geofísica Computacional e o Laboratório de Dinâmica de Raisers, além de uma sala multimídia equipada com videoconferência e o departamento administrativo do centro.
? O prédio materializa a atuação de 23 anos do Cepetro dentro da Unicamp, além de representar a expansão das pesquisas em petróleo por meio da criação de novos laboratórios, como é caso do Laboratório de Emulsões e o de Métodos Missíveis de Recuperação, e da ampliação de outros, como o de Geofísica Computacional e o de Simulação de Reservatórios ? disse Osvair Trevisan, diretor do Cepetro e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.
A sede da unidade foi fruto de investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões vindos da Petrobras e da Unicamp. Os laboratórios foram equipados com recursos da Petrobras e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O nome da sede é uma homenagem ao geólogo Saul Barisnik Suslick, professor titular da Unicamp falecido em abril de 2009. Suslick foi diretor do Cepetro de 2002 a 2008 e atuava no Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG-Unicamp), investigando técnicas de análise de decisão aplicadas à indústria de petróleo e mineração.