Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cerca de 1,2 mil jovens do meio rural se reúnem em Porto Alegre (RS)

Grupo reivindica melhores condições no campo para a juventudeCerca de 1,2 mil jovens trabalhadores rurais se reúnem desde as 8h30min desta quinta, dia 19, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Eles vêm de diversas partes do Estado, organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), para reivindicar melhores condições no campo para a juventude.

— Queremos que o governo entenda que a juventude rural é estratégica para o desenvolvimento do Brasil — declara o coordenador regional da Fetag, Dionatan Tavares.

Entre as pautas, Tavares destaca uma reformulação para o programa Primeiro Crédito:

— Hoje o programa está abandonado e incentiva basicamente apenas a compra de terra. É preciso que haja subsídio para continuar no campo, dar uma garantia ao jovem.

O grupo também pretende encaminhar questões que envolvem temas como acesso à terra, inclusão digital, educação rural, profissionalização, geração de renda, cooperativismo, irrigação, infraestrutura, saúde, cultura, esporte e políticas públicas.

O ato, conhecido como a 3ª Marcha Estadual da Juventude Rural, é promovida pela Fetag e sua Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR). Segundo a secretária e coordenadora de Jovens da Federação, Josiane Einloft, os jovens organizados podem avançar na conquista de políticas públicas.

— Nosso principal objetivo é conseguir manter os jovens no campo — disse.

No início da tarde, uma comissão reuniu-se com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Roberto Ramos, para tratar de assuntos como a liberação de uma área em Cachoeira do Sul para reforma agrária e a redução do juro para o crédito fundiário. A proposta é de redução da taxa dos atuais 5% para 0,5%.

Sair da versão mobile