A empresa que produz congelados, resfriados, temperados, embutidos e industrializados em Joaquim Távora, Norte do Paraná, tem como destino para os produtos com selo halal o Oriente Médio e Japão. Segundo Pollyana Thibes, responsável pela Qualidade de Produtos e Vendas Externas, a empresa buscou a certificação halal junto à SIIL para abrir novos mercados.
? Queremos expandir nosso mercado e melhorar nossa qualidade de produto, garantindo a segurança de consumo para os consumidores islâmicos ? destaca Pollyana.
Além de elaborar novos produtos de acordo com as exigências dos mercados a empresa lançou a marca Mana Foods, com embalagens e um novo design que inclui destaque para o selo halal, cartão de entrada para mercados que atendem consumidores islâmicos em todo mundo.
Para Chaiboun Darwiche, especialista em mercados islâmicos, empresas brasileiras interessadas em novos mercados devem além de garantir e destacar a qualidade, sanidade e a sustentabilidade dos alimentos brasileiros, investir em uma certificação que abra portas. Darwiche destaca que o selo halal é credencial obrigatória.
? É fundamental que diante dos maiores players do mercado islâmico, seja na Europa ou Oriente Médio, as empresas apresentem produtos certificados, com selo de qualidade halal reconhecido em todo mundo como um processo que atende às necessidades dos consumidores islâmicos. Trata-se de um aval de uniformidade e qualidade garantidos, e isso abre mercados e conquista clientes ? finaliza Darwiche.
Mercado para alimentos prontos para consumo
Outro nicho de mercado crescente é o setor de carne processada, semi-prontos e fast-food halal. A Vossko do Brasil, empresa instalada no Planalto Catarinense é um exemplo da expressão desse mercado para alimentos prontos ou semi-prontos. Especialista no processamento de carne de frango oferece produtos cozidos de acordo com a vontade específica dos clientes em suas linhas de produção. A empresa alemã investiu na certificação Halal que aliada a um sistema moderno que garante a rastreabilidade completa desde a granja dos frangos até o produto pronto, garante um alto padrão de segurança nos alimentos prontos que são exportados para o mercado europeu .
Em toda Europa, Ásia e América do Norte redes de fast foods incluem em seus cardápios cada vez mais alimentos halal para atender uma demanda crescente já que 80% de toda população islâmica mundial está fora do Oriente Médio e exige alimentos com selo halal.
No ano passado, o Brasil exportou 1,6 milhão de toneladas de frango para 60 países que exigem a certificação halal. O volume representa 45% das exportações de frango brasileiras.
? O mercado de alimentos e produtos industrializados halal movimenta anualmente US$ 580 bilhões em todo o mundo. Deste total, a América Latina é responsável por US$ 1 bilhão, sendo o Brasil um dos países mais beneficiados com o crescimento deste mercado. Oportunidades que as empresas brasileiras estão observando e aproveitando ? afirma Darwiche.