Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cetesb multa Agrovia em R$ 15 milhões por danos causados em incêndio em Santa Adélia

Cerca de 14 toneladas de peixes morreram devido à contaminação das águas dos rios Turvo e São DomingosA Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo, multou em R$ 15 milhões a Agrovia, operadora de transporte multimodal, sediada em Santa Adélia, devidos aos diversos danos causados por um incêndio na empresa entre 25 e 30 de outubro. Na ocasião, cerca de 28 mil toneladas de açúcar foram queimadas.

O episódio ocasionou poluição com a emissão de cerca de 5 mil metros cúbicos de águas residuárias e o carreamento de mais ou menos 1 mil toneladas de açúcar caramelizado para a Rua Cesar Rossi. O material chegou a invadir áreas residenciais. Devido à perda de oxigênio das águas dos rios São Domingos e Turvo, em trechos de 25 e 60 quilômetros, foi registrada a mortandade de cerca de 14 toneladas de peixes.

Além da multa, a Agência Ambiental de São José do Rio Preto fez exigências à empresa como: destinar de forma ambientalmente adequada cerca de 17 mil toneladas de açúcar e outros resíduos sólidos originados no incêndio; apresentar estudo para a recuperação da ictiofauna dos rios São Domingos e Turvo; instalar, manter e operar sistema de ventilação local exaustora e equipamento de controle de poluição do ar, utilizando a melhor tecnologia prática disponível, nas áreas de movimentação e de armazenamento de açúcar localizadas junto ao armazém “1”, de 45.000 toneladas, entre outras.

O episódio ambiental de Santa Adélia foi um dos mais intensos e extensos já ocorridos no interior de São Paulo. A Cetesb e o 4º Batalhão de Policia Ambiental de São Jose do Rio Preto coordenaram uma operação que conseguiu salvar 16 toneladas de peixes.

>> Veja a galeria de fotos com a contaminação nos rios

Sair da versão mobile