? Venezuela e Colômbia começaram hoje uma nova etapa dentro das relações ? disse Chávez, de acordo com a Agência Bolivariana de Noticias.
Depois do encontro a portas fechadas, os presidentes anunciaram que trataram de temas energéticos, alimentares e econômicos entre os dois países. Segundo Chávez, eles se dispuseram a realizar um intercâmbio comercial e trocar experiências nas áreas da saúde, educação e social.
? Devemos trabalhar isso juntos, porque só unidos conseguiremos o avanço da região latino-americana ? disse o presidente da Venezuela.
Chávez disse que é preciso virar a página para começar uma nova etapa e recuperar o tempo perdido para enfrentar problemas comuns. Ele afirmou que os dois presidentes estão dispostos a retomar as relações humanas e políticas entre os países.
As relações bilaterais entre os governos estavam rompidas desde novembro do ano passado, quando Uribe negou autorização a Chávez para continuar mediando a libertação de reféns com as Farc. A situação piorou quando tropas do Exército colombiano invadiram o território do Equador e mataram o comandante Raúl Reyes, que era o número dois na hierarquia das Farc. Chávez criticou a ação da Colômbia e se solidarizou com o presidente Rafael Correa.