No final do mês julho, as três companhias anunciaram um acordo para uso de embalagens com tampas de polietileno, fabricadas a partir de cana, para os produtos das marcas Ninho e Molico.
? O que assistimos é fantástico. A percepção é que a indústria está cada vez mais atenta às vantagens de se produzir bioplásticos a partir de uma matéria-prima como a cana, cujas vantagens para absorção de gases que causam o efeito estufa são enormes quando comparadas às que utilizam petróleo ? afirma Szwarc.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a comercializar embalagens feitas com bioplástico, fabricadas a partir de cana-de-açúcar.
Valor agregado
Para Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil, com o uso das novas tampas a empresa espera estimular a consciência ambiental ao proporcionar aos consumidores um produto que utiliza fontes renováveis na fabricação de sua embalagem.
Já o presidente da Tetra Pak Brasil, Paulo Nigro, enfatiza que a embalagem de polietileno de cana é apenas o primeiro passo para a criação de outra versão, que será 100% sustentável.
Quanto à parceria, o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, acredita que o acordo fortalece o compromisso social.