Chile confirma retomada das importações de carne bovina do Brasil

Oito Estados foram reconhecidos oficialmente pelo país como livres de febre aftosa com vacinaçãoO Chile confirmou oficialmente nesta quinta, dia 26, a retomada das importações de carne bovina do Brasil, a partir do reconhecimento oficial, pelo Serviço Agrícola e Ganadero (SAG), dos Estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo como livres de febre aftosa com vacinação desde 2005.

? Essa foi a primeira etapa da reabertura do mercado brasileiro ao Chile ? destacou o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Carne (Abiec), Otávio Cançado.

Segundo o dirigente, esse reconhecimento é oriundo das visitas realizadas por uma missão chilena a essas unidades da federação entre novembro e dezembro de 2008. No total foram visitadas 18 plantas frigoríficas.

Cançado adianta que talvez até o final deste mês ou no máximo até a primeira quinzena de março o Chile emita um parecer confirmando quais plantas estarão aptas a exportar.

? Pode ser que sejam escolhidas algumas ou até mesmo todas as plantas, dependendo da metodologia a ser adotada pelos técnicos daquele país ? explicou.

A boa notícia para o mercado brasileiro de carne bovina abre uma expectativa de que os embarques possam crescer gradativamente. No auge das exportações ao Chile, o Brasil chegou a enviar 100 mil toneladas de carne bovina a esse mercado.