Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chile deve ser um dos cinco principais destinos da carne bovina brasileira

País voltou a ser um dos 10 maiores importadores do produto, segundo AbiecO Chile deve ser um dos cinco principais destinos da carne bovina brasileira nos primeiros meses de 2010. O país voltou a ser um dos 10 maiores importadores do produto, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Mesmo com o mercado chileno aberto desde maio, as importações de carne bovina brasileira só tiveram aumento entre os meses de julho e setembro, segundo os dados da Abiec. O Chile ocupava a última colocação entre os principais destinos do produto nacional. Só nas primeiras semanas de setembro, o país já atingiu a oitava posição dos maiores importadores no setor. Em julho, representantes de frigoríficos brasileiros e do governo visitaram o país vizinho para melhorar as relações comerciais.

Atualmente, o maior importador do Brasil é a Rússia, seguida por Irã, Hong Kong, Israel e Itália. O Brasil deve enviar no fim de setembro uma missão técnica ao Chile para habilitar novos frigoríficos. Hoje existem apenas 23 frigoríficos, de 13 empresas, habilitados a exportar carne bovina in natura para o Chile. A idéia da Abiec é elevar para 41 o número de plantas habilitadas e voltar ao mesmo nível de 2005. 

No entanto, mesmo com o aumento das importações chilenas, o resultado geral do acumulado do ano ainda é negativo. Entre janeiro e agosto, as exportações de carne bovina do Brasil somaram 609,5 mil toneladas, volume 14,4% inferior aos embarques do mesmo período do ano passado. A receita também apresenta uma situação parecida. Nos oito primeiros meses de 2009, as exportações renderam ao Brasil US$ 1,89 bilhão, receita 30,3% inferior ao registrado no mesmo período de 2008.

Sair da versão mobile