China alivia restrição a produtos agrícolas do Japão

Todos os alimentos importados do país ainda devem conter certificados de origemO órgão encarregado da fiscalização de qualidade na China suspendeu parcialmente uma proibição da compra de alimentos, produtos agrícolas e ração animal das províncias japonesas de Yamanashi e Yamagata, permitindo que bens produzidos depois de 22 de maio sejam importados, informou o jornal estatal People's Daily.

A Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena também deixou de exigir a apresentação de certificados da vistoria de materiais radioativos em alimentos, produtos agrícolas e ração, de acordo com a publicação.

A exigência não se aplica a vegetais, produtos lácteos e de aquicultura, chás, frutas e remédios desenvolvidos a partir de plantas medicinais. No entanto, todos os alimentos importados do Japão ainda devem conter certificados de origem, segundo o jornal.

Em abril, a China proibiu as importações de alimentos de 12 áreas japonesas. As restrições foram implementadas devido à crise nuclear decorrente do terremoto seguido de tsunami no Japão, em 11 de março. As informações são da Dow Jones.