A irrigação foi intensificada por meio de um aumento das descargas de água da Barragem de Três Gargantas, conforme comunicado do Escritório do Controle Estatal de Enchentes e Sede do Socorro a Secas, divulgado no sábado, dia 28. Cerca de 7 milhões de hectares de lavouras da China foram afetados. As províncias de Hubei, Hunan, Anhui, Jiangxi e Jiangsu irrigaram 575,3 mil hectares de terras agrícolas com água da Três Gargantas até sábado.
A China planeja aumentar as descargas de água do Rio Yangtze. De 25 de maio a 10 de junho, o fluxo de água deve aumentar de 10 mil metros cúbicos por segundo para até 12 mil metros cúbicos por segundo.
A Barragem de Três Gargantas é o maior complexo hidrelétrico do mundo. Dados do governo mostram que as cinco províncias mobilizaram quase 6,5 milhões de pessoas no combate à seca desde o início do problema, em abril. De acordo com o Ministério de Relações Civis, até sexta, dia 27, 34,83 milhões de pessoas haviam sido prejudicadas pela rigorosa seca nas cinco províncias.
A Administração Meteorológica da China informou no sábado que a estiagem deve permanecer nos próximos dias, sem previsão de chuva antes de junho. O Centro Meteorológico Nacional da China manteve o “alerta amarelo” para a seca, que também atinge áreas no sul do país, segundo informações do site do China Daily. O alerta amarelo é o terceiro mais grave, abaixo do vermelho e do laranja.
O observatório alertou para a necessidade de medidas emergenciais de alívio e avisou que há riscos de incêndio.