Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

China dá sinais de responsabilidade ao injetar US$ 175 bi no mercado

Banco Central do país resolveu adotar a medida para manter a liquidez das negociações; bolsas registraram queda de mais de 8% com avanço do coronavírus

Em meio ao surto do novo coronavírus, a China injetou nesta segunda-feira, 3, US$ 175 bilhões em operações no mercado aberto para estimular a economia do país. Segundo o banco central chinês, a medida tem como objetivo manter a liquidez no sistema bancário e estabilizar o câmbio. O mercado acionário do país voltou a funcionar nesta segunda após o governo estender o Ano-Novo Lunar depois do avanço da doença. No fechamento, o Índice Composto de Shanghai caiu 7,72%, fechando em 2.746,61 pontos. O Índice de Shenzhen perdeu 8,45%, encerrando o pregão em 9.779,67 pontos.

A decisão foi vista como prudente pelo comentarista do Canal Rural Miguel Daoud. Segundo ele, isso significa que o governo continua preocupado com os impactos do coronavírus. “Ela (China) dá sinais de responsabilidade ao preservar o mercado”, comenta.

Ele explica que em situações onde há grande estresse no mercado financeiro, diante de um cenário não tão positivo, os investidores costumam provocar um efeito manada, com venda de ações, que começa a distorcer a realidade do mercado além do existente.

Sair da versão mobile